Submissão

Diretrizes Para Autores

O Incaper Em Revista é o periódico científico editado pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) em versão eletrônica (e-ISSN 2764-5339). Destina-se à publicação de Artigos Científicos cuja temática tenha aplicação direta na agropecuária do Estado do Espírito Santo.

O Incaper em Revista iniciou suas atividades no ano de 2010 na versão impressa e atualmente é digital. Seus artigos estão indexados em: CrossrefDiadorim (IBICT), Latindex, Miguilim e LivRe!

Os originais submetidos ao Comitê Editorial do Incaper Em Revista devem atender rigorosamente aos critérios abaixo. 

1. A chamada para publicação na revista será feita em período predeterminado pelo Comitê do Editorial do Incaper em Revista, já com o tema definido.

2. Este ano a revista vai aceitar a manifestação espontânea de submissão de manuscritos. O tema da próxima edição é ‘Agropecuária capixaba: atualidades e tendências’. Neste ano, além dos artigos técnico-científicos, também serão aceitas Notas Técnicas, Estudos de Casos e revisões bibliográficas estruturadas.

3. Os autores correspondentes, dos trabalhos selecionados terão o prazo até 31/03/2023, para encaminhar o manuscrito completo, em arquivo eletrônico em formato Word (extensão de arquivo .doc). Baixe o Template antes da submissão do seu artigo. Clique aqui para fazer o download.

4. Ocasionalmente e de acordo com as diretrizes, eixo temático e/ou linhas editoriais estabelecidos para publicação, pesquisadores/técnicos reconhecidos por seu conhecimento na área, poderão ser convidados a apresentar seus trabalhos na Revista.

5. Autores devem observar os prazos estipulados formalmente para a entrega dos manuscritos, bem como priorizar o atendimento às dúvidas surgidas durante a produção da revista e orientações do editor da revista (presidente);

6. Os manuscritos deverão ser escritos em português, inéditos, não sendo permitida sua apresentação simultânea a outro periódico, na íntegra ou parcialmente, tanto no que se refere ao texto, como às figuras ou tabelas. Artigos que apresentarem semelhanças com outros já publicados serão rejeitados no processo de avaliação em qualquer fase;

7. A Revista condena vigorosamente o plágio e o autoplágio. Os autores devem-se certificar de que o conteúdo é inédito e original. Ideias já publicadas devem ser citadas corretamente, respeitando os direitos autorais, em conformidade com as normas da revista.

8. O título do artigo deve conter no máximo 15 palavras, estar centralizado e a fonte utilizada, Arial 14 em negrito.

9. Títulos e subtítulos das sessões do texto, devem ser grafados com maiúsculas e minúsculas, com numeração progressiva. Palavras estrangeiras não absorvidas pela Língua Portuguesa devem vir em itálico.

10. Os artigos devem ter um mínimo de 12 e um máximo de 20 páginas, em espaço entre linhas de 1,5, corpo 12 na fonte Arial 12, com margens superior e esquerda de 3 cm, e margens inferior e direita de 2 cm.

11. As Notas Técnicas e Relatos de Casos não devem exceder a 6-8 páginas e os resultados relatados devem ser baseados em experimentos repetidos, em que o texto pode ser de forma contínua, isto é, não requer seções numeradas, como Introdução, Material e Métodos, Resultados e Discussão. No entanto, deve ter o resumo e o abstract no início, bem como os Agradecimentos e Referências ao final do manuscrito.

12. A estrutura dos artigos deve conter resumos informativos (apresentar os objetivos, metodologia, resultados e conclusões do artigo; não use siglas nem citações no resumo) em português e abstract em inglês (nesta ordem) de no máximo 250 palavras cada, além de três a cinco palavras-chaves nesses mesmos idiomas. Utilizar fonte Arial, corpo 10, espaço simples). Priorizar termos contidos no Tesauro Brasileiro de Agricultura, disponível em: https://www.vocabularyserver.com/thesagro/ . 

13. O estilo de redação deverá ser claro e coerente na exposição das ideias, observando-se o uso adequado da linguagem. Sugere-se ao autor que o trabalho passe por uma revisão gramatical antes de seu encaminhamento à revista.

14. As sessões que compõem o artigo são: título, resumo, abstract, introdução, desenvolvimento (material e métodos ou metodologia, resultados e discussão), conclusão ou considerações finais, contribuição dos autores (descrever a contribuição dos autores no artigo), conflito de interesse, agradecimento (os autores podem usar esse espaço para agradecer as pessoas e entidades que contribuíram com a pesquisa) e as referências citadas no texto.

15. Citações diretas no corpo do texto devem vir entre aspas, seguidas do sobrenome do autor da citação, ano de publicação e páginas do texto citado, colocados entre parênteses. Se o autor integrar a frase, colocar somente o ano e a página entre parênteses. Caso não haja citação, mas apenas uma referência ao autor, indicar o sobrenome e, entre parênteses, o ano da publicação.

16. Citações com mais de três linhas devem estar separadas num parágrafo próprio, com recuo à esquerda de 4 cm, e corpo 10, entre linhas simples. Notas explicativas devem vir em nota de rodapé. Recomenda-se numeração das notas.

17. Uso de letras maiúsculas: início de frases, nomes próprios, áreas do conhecimento, em siglas, símbolos ou abreviaturas.

18. Notação de nomes científicos, consulte as bases de dados relacionadas: Registro Nacional de CultivaresInternational Plant Names Index, entre outras.

19. Do envio de figuras e imagens: as imagens ou ilustrações devem vir em resolução mínima de 300 dpi para garantir a qualidade, caso haja reprodução impressa. As ilustrações e imagens utilizadas além de posicionadas no corpo do texto, deverão ser enviadas como documento suplementar, em documento separado do arquivo e com o crédito da autoria. Fazer o envio também com numeração de acordo com a ordem de apresentação no texto. Não serão aceitas somente as que estiverem disponíveis dentro do arquivo do artigo.

20. Para verificar o tamanho da imagem, clique com o botão direito do mouse sobre ela, vá em propriedades e verifique a informação “tamanho”; as imagens devem ser salvas no formato Tiff ou JPG.

21. Do envio de tabelas, gráficos e quadros: Tabelas, gráficos e quadros utilizados além de posicionadas no corpo do texto, deverão ser enviadas como documento suplementar, em documento separado do arquivo e com o crédito da autoria. Fazer o envio também com numeração de acordo com a ordem de apresentação no texto. Não serão aceitas somente as que estiverem disponíveis dentro do arquivo do artigo.

22. Da utilização de imagens de pessoas: para utilizar imagens com pessoas em artigos é necessário pedir autorização por escrito em formulário próprio, seguindo a NPI 09 e enviar a revista.

23. Junto a submissão do manuscrito deve ser enviado também a parecer consubstanciado do CEP para as pesquisas que envolvem seres humanos (obrigatório quando houver pesquisa com humanos), declaração de ausência de conflito de interesse e o termo de responsabilidade de autoria e acordo de transferência do copyright. Os modelos podem ser encontrados nos links Termo de Responsabilidade  Declaração de ausência de conflito de interesse. A assinatura dos documentos pode ser digital, pelo sistema Edocs.

24. O envio do manuscrito completo, das imagens e dos documentos, será por e-mail (incaperemrevista1@gmail.com).

25. Das referências: referências são a relação das obras efetivamente citadas no manuscrito, seguindo as normas ABNT-NBR 6023/2018. São apresentadas em fonte Arial 12, alinhadas à esquerda, com espaçamento simples, entre linhas e separadas entre si por espaçamento duplo, em ordem alfabética de sobrenomes. A referência deverá ser listada em ordem alfabética com os sobrenomes dos autores em maiúsculas. Use ponto e vírgula para separar os nomes dos autores. Cite os autores pelo sobrenome seguido das iniciais dos nomes ou por extenso.

26. Normas utilizadas: NBR 6022, 6023, 6028 e 10520 da ABNT. 

POLÍTICAS

 Escopo

A Revista tem por finalidade estimular, desenvolver e disseminar a produção do conhecimento nas linhas e/ou grupos de pesquisa e das experiências de Ater, por meio da publicação. Visa contribuir ao estreitamento das parcerias, elos e intercâmbio com outras instituições correlatas, técnicos, professores, pesquisadores, bem como aproximação com a sociedade.

Processo de Avaliação por Pares

Os artigos serão avaliados em três etapas. Na primeira, editores avaliam similaridades, regras e formatação. Na segunda avaliação o comitê realiza análise para verificar se o artigo se enquadra dentro das linhas editoriais do periódico. E a terceira, a avaliação por pares duplo-cego, com envio para até três avaliadores ad hoc que procederão à análise. Para serem publicados, os textos, exceto o Editorial e aqueles produzidos por autores convidados, deverão obter pareceres favoráveis quando submetidos à apreciação, segundo os seguintes critérios:

a) Relevância do texto para a difusão e o desenvolvimento de pesquisa, e nas linhas de pesquisa do tema proposto; b) Originalidade (contribuição significativa ou inovadora); c) Exatidão (exatidão técnica das referências, correção e precisão dos conceitos); d) Metodologia (adequação e profundidade na abordagem ao assunto); e) Atualidade e rigor da bibliografia utilizada; f) Qualidade geral do texto alcança os objetivos que se propõe atingir, com exposição clara, coerente, e correção gramatical; g) Adequação à “Linha Editorial e Normas Técnicas” da Revista.

Depois de aprovado, o texto passará por aconselhamento editorial e revisão final. 

Declaração de Direito Autoral

Ao encaminhar textos ao Incaper Em Revista, autor estará cedendo integralmente seus direitos patrimoniais da obra à publicação, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação na obra), conforme estabelece a legislação específica.

O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação.

Os textos são de exclusiva responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas mediante menção às fontes.

O Comitê Editorial do Incaper em Revista e o Incaper, não se responsabilizam pelas opiniões expressas nos trabalhos assinados. Os artigos aceitos para a publicação tornam-se propriedade da revista, por cessão dos direitos autorais.

Política Antiplágio

Os artigos submetidos serão verificados por software para identificação de plágio e/ou autoplágio. Os autores devem garantir a originalidade do manuscrito. Os autores podem receber eventuais questionamentos durante o processo de avaliação do trabalho submetido, referente às indicações apontadas pelo software utilizado. Caso o plágio seja realmente comprovado, o manuscrito será devolvido ao autor e arquivada a submissão. 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

Política de Acesso

O Incaper Em Revista segue a política de acesso aberto ao conhecimento científico. A política da revista permite que autores tem liberdade de depositar a versão final do artigo em repositórios.

Política de Arquivamento

A revista está incluída no Diretório de Políticas Editoriais do Diadorim (IBICT), bem como, possui a Política de Arquivamento na Biblioteca Nacional de Agricultura (Binagre).

Política de Licenciamento

Incaper em Revista está licenciado sob CC BY-NC-ND 4.0© 2 por Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural. 

Avaliação Qualis

Quadriênio 2017 - 2020

ISSN Título Área de Avaliação Classificação
2179-5304 INCAPER EM REVISTA BIOTECNOLOGIA B4
2179-5304 INCAPER EM REVISTA CIÊNCIAS AGRÁRIAS I B4
2179-5304 INCAPER EM REVISTA INTERDISCIPLINAR B4
2179-5304 INCAPER EM REVISTA MEDICINA VETERINÁRIA B4

Fonte: Qualis

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard