A produção editorial do Incaper tem início ainda na década de 1950, com a criação da Associação de Crédido Rural do Espírito Santo (Acares) – Ainda na década de 1950 a Acares, recém criada em 1956, iniciava a edição de publicações, sendo os primeiros registros encontrados já destacam a missão de atender a sociedade capixaba, em especial ao meio rural. Neste sentido, foram publicados títulos como a “A ACARES serve ao meio rural capixaba” e “Técnica e educação a serviço do meio rural capixaba” são encontrados no acervo da BRT.
As publicações editadas pela Associação, contemplaram áreas de administração, focada na organização institucional e, áreas de atuação, dentre as quais, Publicações de Administração, Publicações Cooperativismo, Publicações Crédito Rural, Publicações Culturas e Outros, Clube 4S, Economia Doméstica, Extensão Rural.
Além das publicações citadas, a Acares também mantinha uma coleção composta por Publicações Não Periódicas, voltadas para o público interno e externo.
Em 1973, foi criada a Empresa Capixaba de Pesquisa Agropecuária (Emcapa), que passa a editar uma série de veículos de publicações destinadas à disseminação das informações acerca dos trabalhos de pesquisa científica e tecnológicas realizadas nas unidades experimentais, tanto para a comunidade científica e técnicos da área, quanto para os agricultores capixabas e outro público alvo como estudantes e professores.
Novamente a missão de atender a sociedade se destaca também nas publicações editadas e assim já em 1976, é publicado o 1º Comunicado Técnico, destinado a orientar a coleta e envio de amostras de de plantas doentes para análise laboratorial. O Acervo de publicações da Emcapa era composto de Boletim de Pesquisa, Boletim Técnico, Circular Técnica, Comunicado Emcapa, Comunicado Técnico, Cultivares, Indicação Emcapa, Instruções Técnicas, Pesquisa em Andamento, Série Documentos.
Em 1974, foi criada a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-ES), que sucedeu a Acares, mantendo a produção editorial, também composta por diversos veículos, como Publicações de Administração, Publicações de Administração Rural, Campanhas, Comercialização da Produção, Como fazer/Ferramentas de Trabalho, Culturas, Economia Doméstica, Extensão Rural, Projetos e Programas, Outras Publicações e Periódicos.
A preocupação com a qualidade das publicações editadas levou a publicação, nos anos 1990, das Normas internas das publicações da EMATER-ES e das Diretrizes para disseminação de informações técnico-científicas produzidas na EMCAPA, bem como da publicação, pela Emcapa, dentro da proposta de Normas operacionais do programa de articulação pesquisa-extensão no Estado do Espírito Santo, institucionalizada entre a Emcapa e a Emater-ES, de uma publicação especifica com o fim de normatizar procedimentos e técnicas editoriais a serem aplicadas para obras editadas de forma conjunta entre as Instituições - Articulação pesquisa-extensão no Estado do Espírito Santo: procedimentos e técnicas editoriais.
A partir de 1999, as instituições Emater-ES e Emcapa passaram a constituir uma única empresa, a Empresa Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Emcaper), que no ano seguinte, em 2000, teve sua personalidade jurídica autarquizada passando para Instituto, surgindo assim, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).
As atividades editoriais acompanharam as mudanças, motivando a publicação das Diretrizes para a política editorial da EMCAPER, e, posteriormente em 2012, a primeira edição da Política Editorial do Incaper, que atualmente está na sua 3ª edição, após revisões realizadas em 2018 e 2020.
As atividades necessárias para operacionalização da Política Editorial do Incaper estão descritas em procedimentos operacionais apresentados no tópico Política Editorial.