Política Editorial do Incaper

A Política Editorial do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) constitui ferramenta fundamental na orientação aos autores quanto à linguagem e a padronização exigidas para documentos técnico-científicos, com princípios de uniformidade com base nas normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). 

Seu principal objetivo é aperfeiçoar o processo de gestão editorial que tem como fim último divulgar e disseminar os produtos desenvolvidos pelo Instituto.

OBJETIVO GERAL  

A Política Editorial do Incaper é um conjunto de estratégias, diretrizes e normativas que tem como objetivo geral direcionar a gestão editorial e estimular a publicação e disseminação dos diferentes produtos gerados pelo Incaper na concretização de sua missão e objetivos institucionais.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Estabelecer os instrumentos normativos e os mecanismos facilitadores para o processo de comunicação intra e interinstitucional e com a sociedade, visando ao desenvolvimento do Estado do Espírito Santo e considerando a sua responsabilidade pública de proporcionar os resultados de pesquisa e da extensão rural, bem como o de prestação de serviços.

Estimular a produção e a divulgação de conhecimentos, tecnologias, produtos, processos, serviços e experiências geradas pelo Incaper e parceiros.

Propor a qualificação e a capacitação em temas ligados à editoração e à publicação.

Propor ações no orçamento do Incaper que permitam a publicação e disseminação dos diferentes produtos e conhecimentos gerados pelo Instituto, tanto em publicações do Incaper como em periódicos de impacto na comunidade científica nacional e internacional. 

PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS 

Para operacionalização das atividades previstas na Política Editorial, foram instituídos os seguintes procedimentos operacionais: 

NORMA DE PROCEDIMENTO INTERNA – NPI Nº 029 - Elaboração de originais
Objetivo: Orientar os servidores quanto aos procedimentos para elaboração dos originais de publicações a serem editadas pelo Incaper.
Abrangência: Este procedimento se aplica aos servidores interessados em publicar originais pelo Incaper.

NORMA DE PROCEDIMENTO INTERNA – NPI Nº 010 - Submissão de projeto de livro a ser publicado pelo Incaper 
Objetivo: Padronizar os procedimentos para submissão de projeto de livro ao Conselho
Editorial do Incaper- CEI, objetivando publicação pelo Instituto.
Abrangência: Este procedimento se aplica a todos os servidores do Incaper envolvidos com a atividade de publicação de livros no Instituto, seja como autor, coautor ou participantes de qualquer das etapas de aprovação do projeto.

NORMA DE PROCEDIMENTO INTERNA – NPI Nº 003 - Publicações Editadas pelo Incaper 
Objetivo: Padronizar os procedimentos para submissão de originais ao Conselho Editorial do Incaper - CEI, a fim de que as publicações aprovadas sejam editadas pelo Instituto. 
Abrangência: Este procedimento se aplica a todos os servidores do Incaper envolvidos com a atividade editorial no Instituto, inclusive o autor correspondente.


Cadastra-se como consultor para avaliação das publicações editadas pelo Incaper usando o Formulário de Cadastro Ad hoc

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard