Relatorio de Gestão Incaper - Apresentação

Este documento apresenta os principais resultados alcançados pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), no desenvolvimento das suas atividades técnicas e de apoio à pesquisa, assistência técnica e extensão rural. 

O Incaper é uma autarquia de ciência e tecnologia, com personalidade jurídica de direito público interno, patrimônio próprio e autonomia técnica, financeira e administrativa, vinculada à Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag). Sua missão é “Promover soluções tecnológicas e sociais por meio de ações integradas de pesquisa, assistência técnica e extensão rural, visando ao desenvolvimento do Espírito Santo”, com foco de atuação em agricultura familiar, sustentabilidade, empreendedorismo, organização social e regionalização.

Para o cumprimento de sua missão, o Incaper busca gerar e difundir tecnologias sustentáveis capazes de alterar positivamente os níveis de produtividade e qualidade das principais cadeias produtivas do agronegócio capixaba, com vistas a ampliar os indicadores de renda do público ao qual se destinam as atividades desenvolvidas, por meio das ações de pesquisa, assistência técnica e extensão rural. O Incaper é a instituição estadual de pesquisa, desenvolvimento e inovação de maior destaque no cenário da agropecuária capixaba, com amplo trabalho e experiência na integração entre pesquisa e extensão, voltados para o público-alvo de maior participação nacional e estadual na produção de alimentos: o agricultor de base familiar.

O início da trajetória do Incaper, no âmbito do sistema agrícola capixaba, tem como marco a criação da Associação de Crédito e Assistência Rural do Espírito Santo (Acares), em 16 de novembro de 1956. Essa instituição tinha como objetivo elevar o nível de vida do agricultor, com a ajuda do crédito rural supervisionado, para aumentar a produção e a produtividade agrícola. Na década de 1970, outras instituições no mesmo âmbito foram criadas. Sendo assim, em 1973, foi fundada a Empresa Capixaba de Pesquisa Agropecuária (Emcapa), cuja finalidade era gerar, adaptar e difundir conhecimentos científicos e tecnológicos, de acordo com a realidade rural do Espírito Santo. Depois, em 1974, foi fundada a Empresa Espírito-Santense de Pecuária (Emespe) e, em 1975, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) que, posteriormente, incorporou a Acares. A Emater-ES, devido à sua capilaridade, proporcionou orientação técnica a agricultores pelos diversos municípios capixabas. Em 1999, pesquisa, assistência técnica e extensão rural foram integradas com a criação da Empresa Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Emcaper), fusão da Emcapa com a Emater. Em 2000, a Emcaper tornou-se autarquia, por meio da Lei Complementar nº 194/2000, dando origem ao Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). Portanto, o Incaper herdou toda a história, trajetória, experiência e credibilidade conquistadas por todas essas instituições que atuaram no âmbito da pesquisa e extensão rural, no Estado do Espírito Santo.

O histórico institucional do Incaper, ao longo dos seus 66 anos de existência, o credencia como o principal agente de transformação do meio rural do Espírito Santo. A integração dos serviços de pesquisa agropecuária e assistência técnica e extensão rural (Ater), ocorrida no início de 2000, promoveu uma verdadeira revolução na geração e difusão de tecnologias, uma vez que aproximou o conhecimento científico da pesquisa agropecuária, das necessidades dos agricultores familiares e da sociedade capixaba.



2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard